Sistemas Lineares para além do papel: possibilidades virtuais

No Colégio Dom Orione, em Siderópolis (SC), a aluna Bruna Rezende da Silva estava trabalhando o conteúdo de Sistemas Lineares juntamente com a professora Rosa Crepaldi, quando pensou em como seria mais fácil o trabalho se o computador resolvesse tudo. Muitos alunos pensam dessa forma, mas a diferença é que essa aluna foi além da vontade de ter um computador realizando cálculos.
Depois de alguma pesquisa, Bruna usou o que sabia de programação e elaborou um algoritmo para um programa que resolvesse alguns tipos de Sistemas Lineares. Foram algumas idas e vindas até chegar ao resultado atingido. As exceções estão sendo trabalhadas, mas o algoritmo estará disponível para quem quiser entrar em contato através do email: programasistemaslineares@gmail.com

Assim, podemos perceber que quando o interesse na busca por uma solução é motivado pelo professor, podemos avançar nas pesquisas, proliferar boas ideias e incentivar grandes talentos, como foi o caso do Colégio Dom Orione.

Agradecemos muito ao trabalho desenvolvido pela professora Rosa e pela aluna Bruna, compartilhando essa experiência conosco.”

Um grande abraço e até breve,

Fernando Barnabé
Assessor Pedagógico de Matemática